ROD Transportes

Início do Conteúdo

Simulador mostra efeitos do álcool sobre motoristas

Aparelho será usado por autoescolas em novos processos de habilitação

Durante a Campus Party 2014 - maior feira de tecnologia da América Latina - um simulador de direção instalado colocará os visitantes em uma situação nada agradável: sentir na pele os efeitos da ingestão de bebidas alcoólicas ao assumir o volante.

 

Apresentado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o simulador será usado por autoescolas de todo o Brasil nos novos processos de habilitação. A partir de 2014, todos que pleitearem uma carteira de motorista terão de fazer cinco aulas de 30 minutos na máquina.

 

Um software instalado no simulador, e que não rodará nos equipamentos das autoescolas, é o responsável por reproduzir os efeitos de embriaguez sobre o motorista. Para tornar ainda mais fiel a experiência, o aparelho conta com um banco de motorista e todo o periférico de direção (volante, marcha e alavanca de freio, além dos pedais de embreagem, aceleração e freio). A visão da pista é gerada por três telas: uma à frente do motorista e duas nas laterais, que reproduzem também as imagens refletidas pelo retrovisor.

 

Como o álcool reage de forma diferente dependendo das características físicas de cada um, é possível escolher idade, gênero, quantidade ingerida e até o tipo da bebida – cerveja, uísque, vodca e champanhe – para simular diversos níveis de ebriedade.

 

Com isso, conduzir o veículo no simulador se torna mais difícil. Os reflexos aos eventos da pista ficam mais lentos e os obstáculos são percebidos em câmera lenta, embora a velocidade deles permaneça a mesma. A habilidade para guiar também piora e, em curvas, carros e caminhões que cruzam com o usuário parecem borrões. Notar a aproximação de veículos pelo retrovisor se torna impossível.

 

Fonte: Revista O Carreteiro

Voltar

Compartilhe:

Serviços Online

Preencha os seus campos abaixo e acesse os novos serviços online.

Rodapé

Parceiros da Rod Transporte

Voltar Proximo
Rod Transportes
Escritório administrativo: Avenida Santos Dumont, 5753 - Complexo São Mateus - Torres Office - Sala 1409 - Bairro Papicu - Fortaleza - Ceará - CEP: 60.175-047 Telefone: (85) 3099.9797

Endereços de nossas unidades

Voltar ao início