ROD Transportes

Início do Conteúdo

Fiscais da BR-262 usam telefone para tentar pegar caminhoneiros fujões

Motoristas de caminhões com cargas acima do peso aceleram para fugir das balanças da fiscalização. Eles põem em risco a vida dos outros motoristas e ainda contribuem para acelerar o desgaste das nossas rodovias.

Na BR-262 – rodovia que liga o Espírito Santo a Minas Gerais – o posto de pesagem na cidade de Viana, na Grande Vitória, é um dos mais movimentados do país e também onde mais caminhões escapam da fiscalização.

 

Todo veículo que transporta carga ou passageiro tem que passar pelo posto. E um semáforo indica se o caminhão deve parar na balança, que é fixada no asfalto: o sinal vermelho mostra que o veículo não pode voltar para a pista. Mas os motoristas ignoram a sinalização e fogem da pesagem. É uma carreta atrás da outra. Uma delas, com 47 toneladas de granito, foi pega em uma blitz depois de passar direto pelo posto. 

 

“Todo mundo passa direto, porque eles multam a gente e aí o lucro do frete fica todo ali”, admite Eliel Klon, o motorista flagrado.

 

Um levantamento da Controladoria Geral da União mostrou as 10 balanças onde acontece a maioria das infrações – 3 ficam no Espírito Santo. Em um posto no Sul do estado, a média é de um caminhão por minuto passando direto na balança.

 

Quando o caminhão com excesso de peso não para, o funcionário do Dnit, que trabalha na balança, deve avisar à Polícia Rodoviária Federal. Mas esse aviso é feito por telefone e há falhas na fiscalização. O telefone da polícia pode estar ocupado em outra ocorrência, e, em horários de maior movimento, enquanto o funcionário está ligando, outros caminhões pesados podem passar direto aqui pela balança e também pela polícia.

 

“Justamente pela dificuldade. A demora de se avisar a fuga do veículo. Muitas vezes fica muito em cima, o veículo passa e a gente não tem como disponibilizar uma viatura para ficar correndo atrás de todos os veículos”, admite Argeu Rangel, superintendente da PRF.

Mesmo com as falhas, este ano, mais que o dobrou o número de multas no Espírito Santo. E quando a fiscalização funciona é possível sentir o peso da imprudência. Um caminhão, por exemplo, passou direto na balança, o pessoal do Dnit avisou e a polícia mandou voltar. A carga estava com seis toneladas acima do permitido. A empresa responsável pelo transporte também é multada. Em quase metade dos acidentes com transporte de carga, há um veículo acima do peso.

 

“A distância de frenagem do veículo vai aumentar, a estabilidade vai diminuir e a possibilidade de provocar acidente é muito maior”, explica o instrutor de trânsito Paulo Cosendey.

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) disse que, no ano que vem, começará a usar um sistema de fiscalização integrado com a Polícia Rodoviária que registra as imagens dos veículos.

 

Fonte: Bom Dia Brasil

Voltar

Compartilhe:

Serviços Online

Preencha os seus campos abaixo e acesse os novos serviços online.

Rodapé

Parceiros da Rod Transporte

Voltar Proximo
Rod Transportes
Escritório administrativo: Avenida Santos Dumont, 5753 - Complexo São Mateus - Torres Office - Sala 1409 - Bairro Papicu - Fortaleza - Ceará - CEP: 60.175-047 Telefone: (85) 3099.9797

Endereços de nossas unidades

Voltar ao início